CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

8 de junho de 2007

BICHON FRISÉ



UM ALEGRE, AMOROSO E EXÓTICO CÃO DE COMPANHIA
Alegre, amoroso, brincalhão, o Bichon Frisè nunca foi na vida outra coisa que não companhia. Conheça mais sobre este cão todo branco, de pelagem encaracolada, preferido por anos pela nobreza européia.
O Bichon Frisè é uma das variedades da raça Bichon, que compreende o Maltês, o Bolonhês e o Havanês. As diferenças entre elas foram surgindo com o passar dos anos de acordo com os diversos lugares onde foram criados. Acredita-se que o Barbet ou Water Spaniel tenha sido seu ancestral, daí seu nome Barbichon, mais tarde reduzido para Bichon.
A raça foi durante toda sua história um cão de companhia. Nunca serviu para caça ou guarda, porque o maior traço de sua personalidade é a doçura e sensibilidade. Surgiu na Europa por volta do século XII, o Bichon era, a princípio, muito paparicado pela nobreza, principalmente da Espanha e França. Neste país, na corte de Henrique III eram mimados, perfumados e enfeitados, a tal ponto de terem originado o verbo bichonner, que em francês significa embelezar. Sua origem nobre foi registrada nas telas do pintor espanhol Goya.
Mas o destino reservaria dias menos venturosos para este cãozinho branco de pêlo encaracolado. Foi perdendo a tal ponto seu prestígio que em fins do século XIX era visto nas ruas com pedintes, ou nos circos. Somente neste último século é que teve sua reabilitação. O acréscimo Frise (em francês encaracolado) foi sugerido por Mme. Denise Nizet de Leemans em 1934, um ano após a adaptação de seu padrão oficial. Atualmente os maiores criadores da raça são os EUA, a França e a Bélgica. Conheça, agora, as características que mais se destacam nesta raça.

Próximo->Companheiro
UOL/BICHOS

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)