CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

8 de junho de 2007

CARPA NISHIHIGOI

A Linda Carpa Nishihigoi Ficha
A LINDA CARPA NISHIHIGOI
Com estampa original, colorida e grande porte, ela encanta qualquer observador e pode atingir preços muito elevados.
São mais de 100 variedades dessas Carpas, distribuidas em 13 grupos com estampas bem diferentes e chamativas nas diversas tonalidades: roxo, azul, amarelo, vermelho, preto, ouro, branco... Um show de cores e desenhos que começou há 160 anos quando os japoneses produziram p primeiro exemplar colorido a partir da carpa preta original, trazida da Pérsia por eles há mil anos.
Autêntica obra da arte japonesa que se aprecia de cima, olhando-se o dorso, a Carpa Nishikigoi é o mais antigo peixe de criação doméstica e o que apresenta o temperamento mais cativente. Pacífica e muito nossas mãos, boca-a-boca, na mamadeira e até fora d’água. Algumas aprendem a atender ao chamado do dono através de um apelido alimenta. Pacíficas e sociáveis entre elas, não há chefe, os machos não amolam recém-chegados etc.
De grande longevidade, vive cerca de 70 anos nos climas tropicais e em climas frios dura mais. Há notícias de um exemplar no Japão que chegou aos 226 anos. Se habitua a variados ambientes, possibilitando que seja criada em boa parte do mundo.
Com um nadar majestoso e firme, a cabeça grande e dois pares de bigodes que funcionam como sensores usados para localizar alimentos na lama, é um dos maiores peixes de água doce. Tem crescimento rápido: atinge, em média 10 a 20 cm em 1 ano, 24 a 30 cm em 2 anos, 37 a 40 cm em 3 anos, 45 a 50 cm em 5 anos e 55 a 75 cm em 10 anos. Além das cores, estampas, linhagem e elegância o tamanho é importante e deve ser o maior possível. Uma carpa campeã pode custar mais de 20 mil dólares e um exemplar de 15 cm (filhote) com boa qualidade, de 15 cm 500 dólares. Contudo, há exemplares de qualidade razoável de 4 a 6 meses na faixa de 50 dólares. Os tipos mais valorizados são: a tradicional Kohaku: carpas de base branca com estampas vermelhas; a Taisho-Sanke: base branco com estampas vermelhas e pretas; Shawa-Sanshoku: base preta com estampas vermelhas e branca, amarela ou vermelha com estampas pretas e Ogon: douradas e prateadas. No Brasil há só 65 criadores de filiados à Associação Brasileira de Nishikigoi, em são Paulo e arredores e alguns no Rio, Santa Catarina e Paraná.
Próximo->Ficha


UOL/BICHOS

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)