CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

25 de julho de 2007

BICUDO


SEU CANTO É MUITO APRECIADO
Por causa da beleza de seus trinados, este pássaro participa de torneios por todo o país.
Assim batizado por causa do bico grande, alto e grosso, o Bicudo é, ao lado do Curió, um dos pássaros mais apreciados entre nós pelo seu canto, que pode ser inclusive ouvido em discos que se encontrem em casas de aves, e em torneios.
Como os Curiós, os Bicudos também têm seus torneios de canto. Hoje já existem as categorias para a qualidade de canto e repetição (quando o pássaro repete o canto muitas vezes), mas o torneio mais concorrido é o de fibra. Todos os Bicudos inscritos são colocados em gaiolas sobre estacas de 1,50m de altura, formando um grande círculo. Cada gaiola fica a 40 cm de distância da outra, sendo que os torneios começam às 7 horas da manhã e vão até as 11. das 11 até as 11h30, uma pessoa é colocada em frente a cada Bicudo que continuou a cantar, ficando encarregada de anotar quantas vezes o pássaro canta nesta meia hora. Aquele que repetir mais vezes o seu canto completo colocado recebe 10 pontos, o segundo recebe 7 pontos, o terceiro recebe 5 pontos, o quarto, 3 pontos, e o quinto recebe 1 ponto.
No fim de todos os torneios, são somadas as pontuações dos Bicudos que participaram; aquele que tiver maior número de pontos será considerado, então, o Campeão Brasileiro.
Existem dois tipos de Bicudo: o Oryzoborus crassirostris no Amazonas, e o Oryzoborus crassirostris maximiliani, em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Ambos estão na lista oficial de Aves da Fauna Indígena Brasileira Ameaçadas de Extinção, mas são freqüentemente encontrados em cativeiro.
Não são pássaros difíceis de criar, mas quem quiser ter mais de um casal de Bicudos, não deve deixar que eles se vejam, principalmente na época da criação, pois entrariam em atrito, pelo instinto de disputa de território. Cada casal pode ser colocado em uma gaiola ou em viveiro. O acasalamento deve ser feito em setembro. O macho é preto, com uma mancha branca na asa, e a fêmea é toda marrom. O bico do macho pode ir desde o branco amarelado ou rosado até uma coloração mais escura ou mesmo preto, e a fêmea geralmente tem o bico preto.
É bom soltar macho e fêmea ao mesmo tempo na gaiola ou viveiro, pois isto diminui a possibilidade de brigas. Caso elas ocorram, o casal deve ser imediatamente separado, para evitar que se machuque.
uol bichos
A postura é de 2 a 3 ovos, e o tempo de incubação é de 13 dias. Se o filhote for tratado corretamente, sairá do ninho com 13 dias e entre os 30 e 35 dias poderá ser separado, pois já deverá estar comendo sozinho. Então poderá aprender a cantar. Assim que são separados dos pais, os filhotes são colocados em quartos ou em qualquer outro tipo de local, onde não ouçam o canto de outros pássaros. Ali, eles ouvem os discos; se perceber que um filhote não está cantando bem, convém retira-lo para que seu canto não influencie o dos outros, dificultando a formação de futuros campeões.

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)