CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

12 de julho de 2007

CAMUNDONGO

O camundongo, Mus musculus, é um roedor da família Muridae. Atualmente estão disseminados por todo o mundo, a partir de um presumível foco de origem na Ásia temperada, para regiões atualmente correspondentes à Turquia e China.
Os camundongos são geralmente brancos, mas existem outras variações de cores os quais são utilizados como pet. Um camundongo adulto pesa aproximadamente 30 g. São boas companhias para crianças acima de 10 anos de idade. Raramente mordem, mas podem escalar rapidamente, e por isso crianças muito pequenas não são capazes de manuseá-los. São tímidos, embora de comportamento social e territorial. O hábito alimentar caracteriza o camundongo como um animal onívoro. Apresentam tendência à fuga e necessitam apenas de uma caixa com pequeno espaço e poucas quantidades de alimento e água (por favor, não confundam isso com privação de água e alimento!). Enquanto o camundongo silvestre tem hábitos distintamente noturnos, os de laboratório e de estimação apresentam períodos de atividade e repouso tanto durante o dia quanto à noite. As fêmeas são mais indicadas do que os machos, porque possuem um odor mais suave.
Os camundongos são animais resistentes e raramente sofrem de doenças infecciosas; contudo infestações são comuns e muito difíceis de serem tratadas. As brigas ocorrem quando são alojados machos adultos estranhos na mesma caixa. Da mesma forma, quando se desestabiliza a hierarquia social em caixa com vários machos alojados. O relativo estado hierárquico dos machos em uma caixa pode, amiúde, ser determinado pelo número e gravidade das feridas causadas por mordeduras na cauda e região lombar. Portanto os machos devem ser alojados separadamente para evitar brigas. De um modo geral os camundongos mordem ou tentam morder quando grosseiramente manipulados ou assustados.

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)