CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

25 de julho de 2007

COLEIRINHA

ELE CANTA QUASE SEM PARAR
Este pequeno pássaro nativo do Brasil pode ter, conforme a espécie, uma coleira ao redor do pescoço. Ele canta constantemente e é muito fácil de ser encontrado e amansado.
Por causa de sua docilidade, este pássaro, muito comum no Brasil, é freqüentemente encontrado em cativeiro. Em um mês, se acostuma à gaiola, não se debate contra as grades, não se machuca. É rara a casa de passarinheiro que não tenha um Coleirinha.
Ele é conhecido também pelos nomes de Coleira Virado, Coleiro da Bahia, Coleira Estrela, Papa Capim. Este último nome é devido ao fato de que é muito fácil encontrar um Coleirinha em capinzal, procurando comer o pendão com sementes do capim. Alias, onde há sementes, há sempre um Coleirinha: perto dos arrozais, dos campos arados. Ele vive em campos perto de fazendas e já chegou a viver em cidades, de onde foi expulso pela poluição.
Embora seja um dos pássaros mais comuns e conhecidos, ainda restam duvidas quanto à sua classificação científica. A mais aceita é Sporophila c. caerulescens, com partes superiores cinzentas, cabeça e coleira cinza escuro, peito branco; Sporophila c. hellmayr, com peito amarelo em vez de branco, e cinzento esverdeado nas partes superiores. O primeiro vive no Centro e Sul do Brasil e o segundo no Brasil central. Há também os Coleirinhas que não têm a mancha da coleira no pescoço, mas que por suas características foram classificados juntamente com estes: o Sporophila ardesiaca, que tem o peito branco e a cabeça e o pescoço cinzento-escuro, formando uma carapuça, vive em Minas, São Paulo e Espírito Santo, e o Sporophila nigricolis, cinza-esverdeado nas costas e na carapuça e amarelo no peito, que vive no Brasil central, Norte e Nordeste. As fêmeas são muito parecidas, de uma cor inteiramente parda. Quando adultas adquirem uma coleira parda escura, como se fossem machos jovens, o que engana muita gente. Os filhotes com um ano adquirem sua cor definitiva.
O Coleirinha é um pássaro dócil, que amansa fácil, é pequeno (12 a 13 cm), graciosos e canta muito. Alguns acham seu canto bastante agradável, outros o consideram insignificante, mas o fato é que o Coleirinha esta quase sempre cantando.
Por isso, ele é usado como "chama" com muita freqüência. A "chama" é um passarinho cantador, como o Curió, o Azulão, que serve de isca para o passarinheiro caçar. Na época da criação, na natureza, os pássaros deixam de andar em bando para se estabelecerem em um território próprio, que habitam apenas com a fêmea, não permitindo a intrusão de outro macho. Assim, quando o passarinheiro chega com o Coleirinha, o dono do território ataca-o para expulsa-lo e fica preso em armadilha ou visgo, colocados na gaiola. Por causa deste tipo de caça – alias proibida – tem mais valor o Coleirinha macho que cante bastante e não tenha medo dos outros.

uol bichos

1 comentários:

Anônimo disse...

gostei das informações. aqui na minha cidade ainda se vê alguns desses soltos, porém, logo são capturados por alguns malucos. acho uma pena eles não poderem viver sem serem perseguidos. um abraço!


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)