CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

4 de julho de 2007

OS VIRA-LATAS

O vira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD, como são geralmente referenciados em textos veterinários.
O termo vira-lata deriva do fato desses animais serem comumente vistos andando famintos pelas ruas revirando latas de lixo em procura de algum alimento.
Geralmente os cães e gatos considerados sem raça definida são mestiços, descendentes de diferentes raças.

Outro cão SRD típico
SRD, por outro lado, são todos os cães e gatos que não tem origem definidas em um pedigree que é um certificado emitido por entidades oficiais atestando a ascendência do animal. Para obter um pedigree o animal tem que ter pais com o mesmo certificado. Entidades certificadoras exigem verificação de ninhada e mais recentemente a aplicação de microchips por veterinários. O animal pode ter a aparência de um cão de raça mas só o certificado atesta. Hoje, com o avanço dos exames de DNA, provavelmente há possibilidade de se definir se um cão é de uma determinada raça ou não, mas são exames ainda caros. Nem sempre um SRD é um vira-lata, ou seja um animal abandonado. Se houver qualquer mistura de raça (incluindo a cruza de dois animais de raça ou um de raça e um vira-lata) esse animal já será considerado um SRD. O bonito do vira-lata, é a sua variedade. Voê encontra SRD's de todas as cores e tipos, de todos os temperamentos. Em relação a sua personalidade, pode parecer uma desvantagem o fato de ser variadade, mas para os amantes dos SRD's, essa é a graça. Apesar disso, ainda existem algumas características, como o fato de que costumam ser muito inteligentes e afetuosos, variando de acordo com as característias herdadas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vira-lata

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)