CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

17 de setembro de 2007

HEDGEHOG


HEDGEHOG
O NOVO AMIGO ESPINHUDO
Conheça o Ouriço que conquistou a América
Uma das mais novas manias nos Estados Unidos é o Hedgehog, ouriço terrestre de origem africana e único bicho de estimação coberto de espinhos do mundo. O sucesso desse pequeno notável deve-se à singularidade da aparência, que combina o corpo exótico com uma carinha cativante, e à facilidade de criação devido ao estilo de vida independente - que permite deixá-lo sozinho por diversos dias -, além de ter baixo custo de manutenção.
A vocação do Hedgehog para pet, ao que tudo indica, foi descoberta por uma americana dedicada à criação de animais exóticos, Pat Storer. Ela conheceu os Hedges - como são chamados nos Estados Unidos - na metade dos anos 80, em um programa universitário no Houston Zoological Hospital, EUA. Intrigada com seu método passivo de defesa - ao invés de partirem para o ataque, os Hedgehogs enrolam-se numa impenetrável bola de espinhos ao menor sinal de perigo -, Pat adquiriu um casal selvagem.
Logo vislumbrou o potencial do Hedgehog, importando do Togo, na África, mais 100 exemplares. "Não tenho certeza de que fui a primeira pessoa a criar os Hedges para fins domésticos, mas imagino que sim", diz Pat, lembrando que depois de cruzar as espécies importadas, passou a divulgar o Hedgehog em seminários e a vendê-los nas pet shops americanas. Chegou a ter mais de 500 exemplares.
Simultaneamente, surgiu o personagem "Sonic, the Hedgehog", que conquistou milhares de crianças e adolescentes. "O Sonic não foi uma conseqüência, mas tenho certeza de que ajudou a popularizar os Hedgehogs", avalia Brian MacNamara, editor da Hedgehog FAQ - Frequently Asked Questions, da Internet.
A maioria dos norte-americanos conhece o Hedgehog. "Diria que, nos EUA, 60% das pessoas sabem com certeza o que é um Hedge e as 40% restantes têm pelo menos uma idéia", avalia Bryan Smith, autor de livros sobre o assunto.
Bryan Smith é também vice-presidente da The International Hedgehog Fanciers Society, o maior entre os clubes de Hedgehogs espalhados pelos EUA e Canadá, onde o hobby também se populariza. Esses clubes reúnem criadores e proprietários, e promovem encontros e exposições. O Hedge é julgado em duas categorias, de acordo com a idade e a cor.
Esses ouriços têm até direito a pedigree. Devido à recente organização dos criadores, nos casos em que o nome dos avós e bisavós seja ignorado, o documento é emitido incompleto. "Fornecemos um pedigree contendo dados como espécie, idade, cor e proprietário", diz Bryan Smith. A entidade mantém, ainda, mais de 150 Hedgehogs, cruzando diferentes espécies para desenvolver novas cores. "Já conseguimos mais de 80 tonalidades diferentes", informa.
No Brasil, o Hedgehog é praticamente um desconhecido. Do ponto de vista legal, segundo Francisco Neo, do Ibama, nada impede a importação. Pode ser feita por pessoas e empresas, desde que obedecidas as normas da portaria que regulamenta o assunto (Portaria 29/94). O Ibama analisa caso a caso. "Basicamente deve ser apresentado um projeto sobre a manutenção dos casais matrizes, sua identificação (com tatuagem ou através de implante de microchips), bem como a garantia de fornecimento, aos compradores, de Nota Fiscal e de um texto educando a não soltar os Hedgehogs na natureza, para evitar o desequilíbrio da fauna", explica ele. Informa também que uma nova portaria está em estudo - ela visa regulamentar a posse e a comercialização dos animais exóticos.



UOL / BICHOS

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)