CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

8 de junho de 2007

AKITA


Um só nome, duas paixões Babel Ver para crer Torcida Representantes do Akita no mundo Padrões semelhantes, resultados diferentes
Padrão oficial
UM SÓ NOME, DUAS PAIXÕES
Um congresso mundial, inédito na cinofilia, define o Akita "americano" como incompatível com os rumos desejados pelo Japão, país de origem da raça.
Tóquio, dezembro de 1996. Num dos grandes hotéis da cidade, 41 representantes dos mais importantes clubes do Akita em catorze países, espalhados por quatro continentes e responsáveis pela maior parte da criação da raça no mundo, encontraram-se por três dias. O anfitrião, maior entidade da cinofolia no país de origem da raça, o Japan Kennel Club (JKC), elevou ao extremo a tradicional cortesia japonesa - o patrocínio do evento se estendeu à passagem e hospedagem de todos os participantes estrangeiros.
O que reuniu aqueles homens foi uma paixão em comum. Ou melhor, duas diferentes paixões nascidas de uma só: o Akita. Essa raça, pelos desígnios do destino e da vontade humana, nas últimas décadas foi dividida em dois tipos distintos. E levou aqueles congressistas ao mais importante encontro jamais promovido em função de uma raça canina. "Nunca vi nada parecido", assegurou a Cães & Cia o experiente membro da comissão de padrões oficiais da Federação Cinológica Internacional (FCI), Raymond Triquet.
O anfitrião - um dos responsáveis pela diferença de tipos do Akita - e os Estados Unidos - o outro responsável - eram os principais protagonistas. "Nós, os japoneses, somos culpados pelo incorreto tipo americano e pedimos ao mundo que nos perdoe", declarou em 1995, numa convenção na Alemanha, o então presidente-executivo do JKC, Toyosaku Kariyabu. Os demais convidados representavam milhares de Akitas, proprietários e criadores das outras partes do mundo, todos afetados de alguma maneira pelos atos dos dois principais protagonistas.



UOL/BICHOS

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)