CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

8 de junho de 2007

ARARA
Criar para Preservar Ficha
CRIAR PARA PRESERVAR
Atraentes pelo belo colorido e por imitar sons, as Araras costumam fascinar as pessoas.
Esta ave, quando criada desde filhote em cativeiro e alimentada na mão, fica mansa com conhecidos e afeiçoa-se especialmente à pessoas que cuida dela, mas com estranhos mostra-se arredia e, às vezes, até agressiva. Pode aprender a dançar, imitar latidos, assobios e a voz humana.
Na natureza emite apenas sons e gritos peculiares. Vive em pequenos grupos exceto na época de reprodução, quando se separa aos casais. Adora tomar banho de chuva e faz ninho em árvore oca ou escava um buraco em barrancos ou aproveita em pedras. Pode percorrer diariamente até 100km na busca de alimentos: flores e brotos de árvores, larvas, sementes, frutas e partes tenras do caule e das raízes de plantas. "Rói" madeira, como os cascos de árvores, para exercitar o bico e manter ativa a musculatura mandibular.
Há 7 espécies de porte grande que é o preferido para criação doméstica (variam de cerca de 70 a 90cm), originárias da América Central e do Sul. A maioria está em extinção, por isso sua criação deve ser feita sempre visando a reprodução. Quatro são de nossa fauna, sendo que o Canindé (Ara Ararauna), e a Arara vermelha (Arara Chloroptera) são as únicas não consideradas em extinção. Todas as espécies já são criadas em criadouros comerciais, o que aumenta a possibilidade de sua perpetuação estando os maiores produtores nos EUA e Europa, onde um exemplar vale 1.200 a 15 mil dólares. A importação é permitida com autorização do Ibama, que concede se o criador do exterior enviar uma licença (cites) fornecida no país de origem, geralmente para aves nascidas em criadouros registrados.
No Brasil, o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, está autorizando criadouros comerciais da espécie Canindé e vermelha e, neste caso, os primeiros casais poderão ser obtidos através do próprio Ibama, desde que seja atendida a legislação para criadouros comerciais, ou seja, adequado, por exemplo, uma chácara e um veterinário responsável.

uol/bichos

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)