CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

8 de junho de 2007

CARROCINHA


Muita gente, ainda tem verdadeiro horror de falar na carrocinha e de imaginar alguém muito malvado correndo atrás de cachorrinhos indefesos pelas ruas.
E´...mas a história real não é bem assim. É preciso conhecê-la, antes de pichá-la. Alguns Centros de Zoonoses, como o da cidade de Santos-SP, já estão se modificando e a população tem um papel fundamental nisso.
Parte I: Um Exemplo
O maior motivo da retirada dos cães abandonados das ruas, além de várias doenças perigosas, ainda é a raiva.
Por causa de serviços como esse, prestados à população, a raiva está controlada há 17 anos na cidade de Santos. A vacinação acontece todos os anos, no mês de agosto, em vários locais do Brasil, por conta disso é que surgiu a expressão "mês de agosto mês do cachorro louco".
O Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Santos, por exemplo, conta com um ambulatório de boa qualidade, oferecendo vacinação gratuita contra a raiva, assim como consulta grátis com um veterinário, todos os dias. No caso de outras vacinas,(viroses, V8) a pessoa que não pode pagar uma consulta veterinária, poderá levar até lá a vacina comprada, que eles aplicarão sem custo algum.
Parte II: O que poucos sabem
Nem todos os cães que estão no Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Santos, são retirados das ruas por eles. O Dr. Julio, Coordenador da unidade, diz que são recebidos em média de 30 a 35 cães por mês, de pessoas que chegam lá e entregam seus cães nas mãos deles. Essas pessoas, não querem mais os cães ou por estarem doentes e alegam que não têm condições de cuidar deles, ou simplesmente porque não os querem mais e não têm para quem dar.
A população também precisa estar consciente desse problema. Não adianta pegar um cão e levar para casa e depois não assumir os cuidados com sua criação e abandoná-lo na rua, achando que alguém vai aparecer e ficar morrendo de pena e vai levá-lo para criar. Seria muito mais humano dá-lo para alguém que possa cuidar dele ou então não assumir o compromisso de pegar um cão se não pode cuidar bem dele.
Outra coisa que o Dr. Julio diz, é que algumas pessoas apedrejam o carro conhecido como carrocinha, demonstrando raiva e protesto pelos laçadores da carrocinha estarem retirando esses animais das ruas.
Essas pessoas mostram que não conhecem à fundo esse serviço ou talvez ainda acreditem que cães são pegos para fazer sabão.
Primeiramente, os laçadores estão somente cumprindo o serviço deles e o "laço" nada mais é do que uma segurança pra eles, pois não sabem que cão é esse que estão retirando das ruas. Os laçadores são treinados para isso, recebem ordens para fazê-lo e não fazem isso para machucar os cães e sim, como medida de segurança de trabalho, em segundo lugar, um cãozinho não pode ficar pela rua abandonado à própria sorte, rastejando por um pouco de comida em latas de lixo, sendo rejeitado e sem ter os cuidados que um cão necessita para ter uma boa saúde. Um cão abandonado, está o tempo todo exposto às doenças e, depois que as pega, transmite-as para o homem, afirma o Dr. Julio, e o maior exemplo é a raiva.
Parte III: O que fazer pra reaver seu cão que está no canil?
Se a sua cidade conta com um trabalho parecido com o do Centro de Zoonoses da cidade de Santos, ao perder o cão, deve-se primeiramente telefonar para esse serviço ou comparecer ao local, para ver se o cão perdido está por lá, pois caso não tenham sido eles próprios que acharam o cão pelas ruas, alguém pode ter achado o cãozinho e ter levado para o Centro. Infelizmente, sabemos que nem todos os Centros de Zoonoses trabalham como os da cidade de Santos, e de alguns outros locais.
Quando a pessoa for retirar o cão que está lá detido, terá que pagar uma pequena multa, por infringir o código de postura e essa taxa só não será paga, caso a pessoa comprove através da Carteira de Trabalho, que está desempregada.
Parte IV: Quanto tempo um cão permanece no Centro de Controle de Zoonoses?
Os cães que são achados ou entregues no Centro de Controle de Zoonoses na cidade de Santos, só poderão permanecer por lá por um total de 16 dias. Serão vacinados e alimentados diariamente com ração. O local é extremamente limpo, por isso, não pense que o cão está lá jogado.
Caso cheguem doentes, serão tratados pelo veterinário do ambulatório, no próprio local e isolados dos demais até que apresente uma saúde melhor.
Durante os primeiros 8 dias de permanência, eles estarão à disposição somente de quem os perdeu. Esses 8 dias são controlados pelo número de cada canil que vai de 1 a 8. Após esses 8 dias,caso os donos não tenham ido procurar por eles, para retirá-los, eles ficarão disponíveis mais 8 dias num canil próprio do Centro de Zoonoses de Santos, para serem adotados.
Quem perdeu o cão poderá resgatar o animal, sem problemas, ainda que ele esteja para adoção, mas após ter sido adotado, nada mais poderá fazer, pois a lei entende que o animal não mais pertence a quem o perdeu, após ser adotado e cumprido o prazo estabelecido de permanência.
O mais triste de tudo, é que caso o dono não vá buscá-lo e nesse período não tenha ninguém que queira adotá-lo, eles serão sacrificados, mas na maioria são animais que já estão com a saúde comprometida. Mas isso também tem que ser mudado.
A boa notícia, é que tem muita gente de bom coração e só no ano passado o Centro de Zoonoses da cidade de Santos, deu para adoção 598 cães.
Parte V: Qual o procedimento para adoção?
Se você pensa em adquirir um cãozinho e não se importa em adotá-lo, procure esse serviço na Prefeitura de sua cidade. Saiba que até filhotinhos eles têm. Existem cãezinhos lindos que estão lá à espera de um dono.
Para adotar, será preciso ter mais de 18 anos e apresentar a Carteira de identidade (RG) e é só. O cãozinho sairá de lá no colo de seu novo dono e ainda passará por uma consulta gratuita, sendo vacinado contra a raiva também.
Melhor imaginá-los nos braços do dono ou de um novo dono, do que estarem definitivamente excluídos de terem carinho e inclusive de viver.
Colaboração:Centro de Controle de Zoonoses da Cidade de Santos(em breve: Casa Pró Animal)Av. Nossa Senhora de Fátima, 375Santos-São PauloTelefone: 13. 3203.2903
Envie seu comentário sobre este artigo!
uol/bichos

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)