CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

9 de junho de 2007

DANDIE DINMONT

Um Terrier Diferente Sem Reclamação Dono do Dono Maratona Saído de Livro
Padrão Oficial
UM TERRIER DIFERENTE
De olhos redondos, topete cheio e dorso curvado, ele tem uma aparência incomum e um temperamento especial.
Diz uma antiga lenda escocesa que seu corpo nasceu do nevoeiro cinzento do sopé das montanhas da região onde surgiu. A aparência incomum o fez ficar conhecido como "o menos Terrier dos Terriers". O Dandie é comprido e baixinho; as pernas da frente são mais curtas que as de trás e o dorso forma uma suave curva em "S". Outra marca registrada é um grande topete recoberto de pêlos macios e sedosos. Das orelhas, pendem franjas que parecem brincos. Os olhos são escuros, grandes e redondos como duas jabuticabas e sua pelagem mescla camadas de fios lisos, macios e crespos, ao contrário dos olhos pequenos e amendoados e dos pêlos ásperos ou tipo "arame" da grande maioria dos Terriers.
No temperamento, porém, os Dandies apresentam a mesma coragem, determinação, independência, dignidade e inteligência típicas dos Terriers. Os criadores dizem apenas que eles são um tanto mais quietos. Apesar de alegres, sua energia não se compara à de um Fox ou à de um Cairn. "Todos os Terriers são ativos, mas os Dandies não estão entre os que mais se destacam", diz Janice Murray, criadora da raça há 25 anos e secretária do Dandie Dinmont Club, da Inglaterra.
Esse temperamento mais tranqüilo, o porte pequeno, a pelagem atraente, muita simpatia e um sentido de alerta bastante desenvolvido permitiram que o Dandie passasse a ser apreciado como cão de companhia e garantiam a preservação da raça, que foi gradativamente substituída no trabalho de caçar texugos e doninhas por outros Terriers mais rápidos.
Hoje, o convívio com um Dandie é privilégio de pouca gente. Ele é raro em todo o mundo. Nos Estados Unidos, são registrados uma média de 100 exemplares, desde 1992. Na Inglaterra, país onde é mais criado, os registros dificilmente superam os 250 filhotes por ano. No Brasil, desde 1981 só há notícia de três filhotes, registrados em 1993.

uol/bichos



0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)