CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

8 de junho de 2007


O VERSÁTIL PASTOR ALEMÃO
As diversas habilidades dessa raça fazem com que seja a mais aproveitada para diferentes atividades e a torna uma das mais populares do planeta.
Não foi à toa que o Pastor Alemão tornou-se um dos cães mais populares do mundo. Polivalente, ele consegue executar as tarefas mais diversificadas. Com a mesma facilidade, pode ser treinado para trabalhos tão diferentes como auxiliar de polícia ou guia de cegos. Pode, igualmente, adaptar-se tanto à vida no campo como na cidade. É capaz de correr por áreas extensas e terrenos acidentados, em condições difíceis, ou de passar a maior parte do dia pacatamente dentro de um apartamento.
Dessa maneira, a palavra mais correta para defini-lo poderia ser versatilidade. Dono de uma estrutura óssea resistente, de uma musculatura poderosa e de múltiplas habilidades, o Pastor Alemão está em primeiro lugar em vários clubes cinófilos do mundo, como na Espanha (12 mil registros, 15% de todas as raças), na Itália (23 mil / 16%) e na Alemanha (30 mil registros, ¼ dos cães do país). Na Inglaterra, ele ocupa o segundo lugar, com mais de 25 mil exemplares. Nos Estados Unidos e no Canadá está no terceiro posto, com 78 mil e 8,5 mil registros, respectivamente. No Brasil, a raça está em quarto lugar, com mais de 5 mil registros pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).
Entre as características que o tornam famoso, o apego ao dono, a afetividade e a capacidade de proteção a crianças estão entre os mais requisitados. Tanto que a raça é uma das mais procuradas como acompanhante da família. Uma pesquisa realizada em 1986 para Cães & Cia, apontou-o como "excepcional defensor do dono" (99% dos 95 cães pesquisados tomaram a iniciativa de defesa, ante as agressões) e "muito afetuoso", uma vez que 98% deles demonstraram prazer na companhia dos proprietários, brincando com eles e permitindo afagos.
É preciso destacar, também, seu potencial de guarda. De faro aguçado e grande agilidade, considerado o cão "policial por excelência", é largamente utilizado pelas forças policiais do mundo inteiro em trabalhos tão distintos como a procura de criminosos e o socorro a feridos.
Ele figura em 2º lugar em obediência entre as 133 raças pesquisadas pelo professor de psicologia canadense e estudioso de comportamento animal, Stanley Coren, autor de The Intelligence of Dogs. Também demonstrou ser um dos melhores no aprendizado por conta própria. Com seu temperamento equilibrado, sabe discernir se uma situação é ou não de risco. "No Pastor Alemão, adquirem especial importância às qualidades intelectivas", escreve Fiorenzo Fiorone na Enciclopédia Canina. Essa capacidade, somada aos atributos físicos - aprimorados pelos criadores ao longo dos anos -, faz dele um dos principais amigos do homem.
Próximo->Trotador

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)