CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

6 de julho de 2007

BASSET AZUL DA GASGONHA

Trata-se de um sabujo com características psicofísicas de grande mérito, acompanhadas de um porte muito nobre. Pouco sabe-se das suas origens: parece que os seus antepassados seríam os bleu de Gasgonha de maiores dimensões, alguns dos quais foram submetidos a cruzamentos sucessivos, até a fixação definitica da nova raça. A raça renasce no final do século 19, incentivados por alguns caçadores do oeste. Desde então, sua evolução tem sido constante tanto no plano do melhoramento morfológico como na preservação de suas qualidades de cão chamado “sulista”.
PADRÃO DA RAÇA: Bruno Tausz
Padrão FCI nº 035 /02.02.1998/ FOrigem: França.Data da publicação do Padrão original em vigor: 24.01.1996.Utilização: para a caça a tiro, às vezes de trilha, pode caçar individualmente ou em matilha. Sua caça predileta é o coelho e a lebre.Classificação F.C.I: Grupo 6 – Sabujos e Cães de pista de Sangue Seção 1.3 – Sabujos de pequeno porte. Com prova de trabalho.
ASPECTO GERAL: basset bem típico revelando a grande raça da qual descende; bem corpulento, sem ser muito rústico.
PROPORÇÕES IMPORTANTES:Talhe/Comprimento do tronco - Em torno de: 5/8Profundidade do peito/Talhe - Em torno de: 2/3
COMPORTAMENTO / CARÁTER: Olfato muito apurado. Ativo, ágil e perseverante. Dedicado na sua tarefa de caçador; dotado duma bela voz de urrador. Se adapta facilmente à matilha. Afetuoso, e alegre com quem necessita de se submeter.

0 comentários:


Enquanto não amamos um animal,uma parte de nossa almapermanecerá adormecida.(Anatole France)